Artigos Recentes

28/09/2010

Vamos tentar respeitar a ordem das coisas!

      Ouvimos muitas vezes na comunicação social e não só, utilizarem equivocadamente a expressão Espiritismo, para identificar práticas esquisitas como: bruxarias, Cartomancia, Necromancia, Umbanda e outras práticas espiritualistas, quando na realidade não o é.
      O Espiritismo (ou Doutrina Espírita) é uma ciência filosófica de consequências morais. Como ciência experimental ela observou e observa os factos espíritas, como filosofia explica-os, tirando daí ilações morais para a vida do homem. Não sendo mais uma religião nem seita, o Espiritismo leva o homem a uma maior espiritualização, aproximando-o assim de Deus.
       A palavra "Espiritismo" foi criada, ou inventada, como queiram, pelo Allan Kardec, exclusivamente, para denominar uma nova doutrina que foi trazida ao mundo, por iniciativa de Espíritos, e que tem os seus postulados próprios.
       Portanto, qualquer crença ou prática religiosa que se utiliza da denominação "Espiritismo", que esteja fora dos seus postulados, está a utilizar indevidamente uma denominação, caindo no campo da fraude.