Artigos Recentes

17/07/2016

Paixões

Vejamos o que nos dizem os espíritos no “O Livro dos Espíritos”!


CAPÍTULO XII – DA perfeição Moral

Das Paixões

907. O princípio das paixões sendo natural é mau em si mesmo?
      —  Não. A paixão está no excesso provocado pela vontade, pois o princípio foi dado ao homem para o bem e as paixões podem conduzi-lo a grandes coisas. O abuso a que ele se entrega é que causa o mal.

 908. Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más?
      — As paixões são como um cavalo que é útil quando governado e perigoso quando governa. Reconhecei, pois, que uma paixão se torna  perniciosa no momento em que a deixais de governar, e quando resulta num prejuízo qualquer para vós ou para outro.

Comentário de Kardec: As paixões são alavancas que decuplicam as forças do homem e o ajudam a cumprir os desígnios da Providência. Mas, se, em vez de as dirigir, o homem se deixa dirigir por elas, cai no excesso e a própria força que em suas mãos poderia fazer o bem recai sobre ele e o esmaga.
     Todas as paixões tem o seu princípio, num sentimento ou numa, necessidade da Natureza. O princípio das paixões não é, portanto, um mal, pois repousa sobre uma das condições providenciais da nossa existência. A paixão propriamente dita é o exagero de uma necessidade ou de um sentimento; está no excesso e não na causa; e esse excesso se torna mau quando tem por consequência algum mal.
      Toda a paixão que aproxima o homem da natureza animal distancia-o da natureza espiritual.
      Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal anuncia o predomínio do Espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição.

909.0 Homem poderia sempre vencer as suas más tendências pelos seus próprios esforços?
      —  Sim, e às vezes com pouco esforço; o que lhe falta é a vontade. Ah!, como são poucos os que se esforçam!

910. 0 Homem pode encontrar nos Espíritos uma ajuda eficaz para superar as paixões?
      — Se orar a Deus e ao seu bom génio com sinceridade, os bons Espíritos virão certamente em seu auxílio, porque essa é a sua missão. (Ver item 459.)

911. Não existem paixões de tal maneira vivas e irresistíveis que a vontade seja impotente para as superar?
      —  Há muitas pessoas que dizem: “Eu quero!”, Mas a vontade está apenas nos seus lábios. Elas querem mas estão muito satisfeitas de que assim não seja. Quando o homem julga que não pode superar as suas paixões, é que o seu Espírito nelas se compraz., por consequência de sua própria inferioridade.

Aquele que procura reprimi-las compreende a sua natureza espiritual; vencê-las é para ele um triunfo do Espírito sobre a matéria.

Nota:

Através das seis questões (907 a 911) endereçadas por Kardec aos Espíritos, descortina-se diante de nós um estudo esclarecedor. Na questão 907, ensina-se que as paixões fazem parte da natureza humana e que elas não são más, pois o princípio que lhe dá origem foi posto no homem para o bem. A "coisa" com os excessos e abusos, esses sim é que causam o mal. Na questão seguinte, ensina-se que o governo da paixão é que determina o limite em que se situa a fronteira do bem e do mal. Entre estes caminhos, a paixão se torna um perigo quando nós perdemos o domínio e causamos os males aos outros e a nós mesmos. Assim, entendo, que a paixão, nada tem a ver com o instinto, mas sim, sendo um acúmulo de energia. A vigilância é a nossa defesa para nos defendermos desse sentimento interior.


Sem comentários: